Histórico do Curso

No âmbito interno, o pontapé inicial para a criação do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará foi a implantação, em 2008, da Residência em Fisioterapia Hospitalar no Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC. A vivência iniciada a partir do referido programa de Pós-Graduação, que funciona sob a administração do HUWC e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, foi um grande motivador para que surgisse a iniciativa de um curso de graduação nessa área na UFC. A ideia foi acolhida pela Direção da Faculdade de Medicina que, através de seu Diretor, Prof. Dr. José Luciano Bezerra Moreira, envidou todos os esforços necessários para a criação do curso.

A criação do Curso de Fisioterapia da UFC foi viabilizada por recursos oriundos do Reuni – Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Uma das principais justificativas para a criação do novo curso na UFC foi a inexistência de curso de graduação em fisioterapia de natureza pública no Estado do Ceará. Assim, nos termos da Resolução nº 12/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, foi aprovado, em 29 de abril de 2009, o projeto de implantação do Curso de Fisioterapia da UFC.

O funcionamento formal do Curso de Fisioterapia da UFC teve início em fevereiro de 2010, com o início das aulas para os primeiros quarenta alunos do curso, selecionados pelo Vestibular 2010. No entanto, para que os alunos fossem recebidos com a devida estrutura física e com um corpo docente qualificado e experiente foi necessário o desenvolvimento de um extenso planejamento, cuja execução envolveu servidores técnico-administrativos, professores, diretores, fisioterapeutas, dentre outros.

Passou-se, então, à elaboração do Projeto Político-Pedagógico, documento que traça as diretrizes curriculares do curso, compreendendo seus objetivos, a carga horária de cada módulo, a estrutura física necessária às atividades acadêmicas, além de outros aspectos. Participaram do processo de elaboração desse documento, dentre outros colaboradores, a Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina da UFC, Profa. Yacy Mendonça, as fisioterapeutas Andréa da Nóbrega e Soraya do Nascimento, coordenadoras da Residência em Fisioterapia Hospitalar do HUWC e o fisioterapeuta Vasco Diógenes.

O passo seguinte foi a aquisição de equipamentos e definição de estrutura física necessária para o desenvolvimento pleno das atividades teóricas e práticas do curso. Assim, foram realizadas licitações para a devida compra de todo o material necessário. Toda a estrutura existente na Faculdade de Medicina (salas de aula, laboratórios, etc.) foi colocada à disposição do novo curso e novos espaços físicos foram e estão sendo criados para implementação de laboratórios específicos.

Paralelamente ao procedimento de aquisição de equipamentos também foram organizados, ao longo de 2009, vários concursos para professores do curso, mobilizando servidores técnico-administrativos, docentes e a Diretoria da Faculdade de Medicina para que todas as providências para o pleno funcionamento do curso estivessem encaminhadas em tempo hábil ao seu funcionamento.

Ao longo de todo o ano de 2010 foram recebidos e instalados equipamentos de alta tecnologia, específicos para o ensino da Fisioterapia, com os quais os alunos vêm desenvolvendo atividades práticas sob a orientação da equipe de professores, composta atualmente por vinte e oito docentes.

No decorrer dos anos, desde da criação do curso até os dias atuais o curso de Fisioterapia da UFC conta com mais de 17 programas de Extensão nas mais diversas áreas da fisioterapia destinando suas ações para assistência à comunidade.

No ano de 2017 iniciou-se o DINTER, programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências  da Reabilitação em uma parceria do curso de Fisioterapia da UFC e o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Tal programa proporcionou aos professores do curso de Fisioterapia da UFC e docentes de outras IES a fazerem parte da referida pós-graduação que é referência no País.

Ainda no ano de 2017, o Curso de Fisioterapia da UFC recebeu uma homenagem do Governo do Estado do Ceará pela nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes- ENADE.

O Curso atualmente está em seu nono ano, e a totalidade do seu corpo docente é formado por doutores e doutorandos nos mais diversos programas de pós-graduação Stricto Senso no Brasil e exterior.

Quanto aos egressos do curso de Fisioterapia da UFC, desde a primeira turma, em sua totalidade estão inseridos no mercado de trabalho, residências multiprofissionais, aperfeiçoamentos, programas de pós-graduação Lato e Stricto Senso e docência.

Atualmente o curso de fisioterapia funciona sob a Coordenação da Profa. Dra. Nataly Gurgel Campos e Vice-coordenação da Profa. Dra. Juliana Freire Chagas Vinhote. A chefia de Departamento é composta pelo Chefe de Departamento Prof. Dr. Pedro Lima e Vice-chefia da Profa. Dra. Renata Bessa. O Curso está sob a Direção da Faculdade de Medicina da UFC, cuja Diretora é a Profa. Dra. Valéria Goes.